14 novembro 2006

Em Fornos, a tradição por vezes, ainda é o que era! Só bôlas foram 18!

No passado dia 11, dia de S. Martinho, em Fornos de Maceira dão um grupo de pessoas juntou-se e reavivou a tradição do magusto. Mas, um magusto que não teve só castanhas, um magusto com uma ementa recheada de uma gastronomia “antiga”, coisas que fazem os mais novos franzir a testa e os mais velhos arregalar os olhos.
Para começar nada como ir ao fundo da questão e retornar quase a época medieval onde as trocas de produtos e não compra era mais assídua, assim, na povoação vizinha de Vila Garcia foi trocado milho por farinha que serviria para os pratos a confeccionar.Então para começar foi feito um caldo de farinha, uma espécie de caldo verde mas com muita farinha, mais pastoso e com vinagre, ou sem ele, todos se deliciaram.

O forno a lenha já estava em andamento e a massa do pão amassada á mão fintou durante algum tempo, e que bonita que ficou.
Ao mesmo tempo era preparada um delicioso refogado com bacalhau, descongelavam-se as sardinhas e era partida a chouriça..
Já estão com agua na boca? O resultado so visto pois já é tarde para ser provado e está aqui :


De comer e chorar por mais..


Para findar vieram então as castanhas assadas no mesmo forno e a jeropiga vinda do Sr. Afonso de Vila Garcia, escorregava como água mas os efeitos não era o mesmo e a noite acabou alegre com cantorias e convívio em roda de uma fogueira.




Sem comentários: